quinta-feira, 12 de março de 2009

bate daqui e de lá

A mutilação está tomando conta da cidade. Não só da cidade onde vives, mas de todas as cidades num raio de milhões e milhões de quilômetros, em mais de quarenta mil países. Ou seja, metade da civilização cristã. Resistência Latina!
Estará a descaração perdendo terreno para a mutilação? A primeira citada reinou soberana do final dos anos 80 até há bem pouco tempo. Eu só soube disso hoje pois lamentavelmente sou um alienado. Alguns diriam que há muito tempo vivo dentro de uma caverna ou em pequenos vilarejos sem acesso à energia elétrica, quiçá à água potável. Bebendo saliva de ursos? Nah, uma idéia por demais repugnante.
Seria muy tentador fazer um tributo, uma homenagem póstuma à descaração. Ela que ditou os nossos comportamentos por tanto tempo. Eu considero que cada pessoa tem o seu determinado comportamento/temperamento, mas como estou falando de várias pessoas, quiçá de metade da população mundial... e vejam vocês, deu no que deu. O que no início era uma revolução no modo de pensar e de agir acabou se rendendo ao capitalismo pra lá de silvícola, e virou mais uma modinha, como a lambada do fim dos anos 80 e o pirocóptero na metade da mesma. Época de Chico Buarque gravando clipe dentro de um trem em movimento, exaltando as maravilhas do lugar, seja lá de onde for. Nenhuma ilusão merecedora de um Oscar o ajudou. Afinal, você se lembra desse videoclipe? Nem eu.
E a Resistência Latina? Ah, essa foi e é plenamente expressa através de palavrões e palavras de ordem, sendo que muitas vezes um era o outro, e vice-versa, ao mesmo tempo. Vencer pelo cansaço, pela insistência, pela auto-referência, pelo abuso, pelo simples ato de se tirar uma camisa. Pela carniceria. Cada vez que Spinetta desferia um acorde de sua guitarra smi-acústica, isso para mim e para milhares de cidadãos latinos soava (e ainda soa) como a mais pura resistência. Nenhum de Nós pode negar isso. Certo, Thedy? Já para os gringos, os Ianques, os Papa-bacon, isso devia ser uma audácia sem tamanho, maior do que todo o território texano.

Um comentário:

ELENA BARROS disse...

Só por isso vc acha q é resistência dizer q o Papa é pop e comer chucrute no café da manhã? Hein?