sábado, 21 de fevereiro de 2009

mas como pode toda essa trivia..?

Perguntei para um amigo meu, muito lido e sabido (tal qual o Zé Luiz), qual era a razão para a alcunha de X9. E esse meu amigo me contou a seguinte estória:

Há muito tempo atrás, uma das principais funções dos espias (como eram então denominados os X9 old school) era se infiltrar entre os larápios e descobrir qual a senha que permitia a entrada em seus esconderijos.

Por alguma razão que nem o meu amigo muito lido e sabido (tal qual o Zé luiz) soube me explicar todas essas senhas eram sempre compostas por nove letras (exemplos: pleurisia, marafonas, pleonasmo, pantomina, Pomerânia, neurótico, ariranhas, diabretes, catatonia, partícula, carambola, esdrúxulo, estuprado, assuntoso, magnético, carcamano, sicofanta, Matusalém, canforado, maturação, iniciante, coloquial, entre outras - mas, sua anta, é bom avisar de antemão que "entre outras" não é um dos exemplos de palavras com nove letras. Primeiro: são duas palavras ; segundo: a soma de suas letras supera nove.).

Não era raro um desses bandidos estar sozinho em algum canto da cidade e ser reconhecido e preso popr um tira. Este tira o levava imediatamente para o xadrez. Chegando lá ele coagia o meliante para que dissesse qual era a senha do seu esconderijo. E é lógico que esse se fazia de mudo. O comissário não se fazia de rogado e entregava-lhe papel e lápis, pedindo para que ele escrevesse qual era a senha. Por pura teimosia e molecagem, o papel entregue pelo comissário terminava com a seguinte inscrição: XXXXXXXXX.

Acho que não preciso ser mais explícito para explicar de onde vem a origem do termo citado no começo desta dissertação.

E essa foi a estória contada pelo meu amigo muito lido e sabido, tal qual o Zé Luiz. E aí eu pergunto a todos vocês: posso eu acreditar numa bobajada dessas? Será que depois de todos esses anos de preocupações, alegrias, tristezas e êxtases profundos, eu sou mesmo obrigado a ouvir uma estorinha safada dessas?

Meditem, meditem, e depois me contem.

Um comentário:

ELENA BARROS disse...

X9 deve ser o mesmo q X-tudo com 9 coisas dentro, a saber:
1)pão
2)carne
3)queijo
4)pickles
5)alface
6)mostarda
7)ketchup
8)ovo
9)bacon