terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

aventais

Que barbaridade é essa? Mas será que alguém pode me explicar que porcaria é essa que me deixa com a cabeça tão zonza? Será que é traquinagem de algum moleque que se faz de sonso? Será uma daquelas brincadeiras supostamente inocentes que no final das contas acabam por arruinar completamente a sua vida?

E o pior de tudo é que depois que a desgraça está feita, e se torna irremediável, tudo o que o menino consegue te responder é : "Foi mal aê.". Foi mal aê? Pô, é péssimo, isso sim, e olhe lá! É a prova absoluta de que a ingenuidade incipiente da adolescência é capaz de operar lamentáveis milagres! Não vou ficar aqui cagando intelectualidade de esquina citando aquela famosa frase de Shakespeare. Não sou do tipo que se presta a tais papelões. Daqueles que compram a coleção de música clássica que vem encartada na revista Caras e passa então a se sentir o maior gênio da humanidade. Tudo bem que o tal disco servirá mais como apoio de copo de cerveja do que para ser realmente apreciado enquanto música. Mas aí já é outro assunto para outro dia. Ou será que de repente não vale a pena enveredarmo-nos por ele agora, ainda que só um pouco?

É um tipo lamentável. Comprou um carro um pouquinho mais vistoso, e se mudou com a família para o Flamengo, num apartamento que sabe lá Deus o aperto pelo qual ele está a passar para poder manter esse padrão de vida, que na verdade, na verdade, não é nem dos mais suntuosos. Não perde uma oportunidade para empurrar ( aqui essa expressão é mais adequada do que "convidar") parentes de enésimo grau que seja para o seu apartamento dos sonhos.

E qual é a primeira coisa que ele faz assim que esses semidesconhecidos chegam ao seu suposto palacete? Bingo! Esconde mais que correndo todos os seus discos de samba e pagode e bota logo um dos tais discos de música clássica. CD, claro. Porque vinil pra ele é algo de um passado do qual ele faz questão de esquecer. Da época em que ele comia seu feijão com arroz e ovo de olhos fechados, que é pra imaginar que tá comendo caviar da mais fina espécie. Não consegue esconder que a sua filha chatinha é fã de artistinhas de segunda como a Madonna. De quem, aliás, ela tem todos os discos. Porque é sempre assim. Na casa dele todo mundo tem tudo do artista que gosta. Ou pelo menos assim ele diz. E aí, como fica? É a sua palavra contra a dele?

Nenhum comentário: