segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

De guerrilheiro para guerrilheiro

União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, 1917

Já são altas horas da madrugada quando o jovem Quirguiz chegar cambaleando em sua choupana, completamente inebriado. Tal como qualquer mãe sofredora de qualquer outra parte do globo terrestre, a mãe do jovem Quirguiz permaneceu acordada, esperando pelo retorno do seu descendente. Vendo o seu filho chegar ao lar nesse lamentável estadinho, sua mamuschka disse, muito desgostosa:

"Não sei por que ainda perco o meu tempo acordada, esperando a sua volta. Essa cena já se repetiu incontáveis vezes, não é mesmo?"

"Ah, mãe. O inconformismo do jovem soviético em dias de crise, a revolução bolchevique, os dez dias que abalaram o mundo..."

"Pois a única revolução que eu percebo aqui neste momento é a revolução da cachaça, do vermute, da pinga Jamel, tão alardeada por Rolando Boldrim... é a revolução da descaração, da destituição da moral e dos bons costumes da já tão judiada família soviética..."

"Mas se começa quase assim o famoso livro de Máximo Gorki, verdade ou não?"

"Pois avance um calhamaço de páginas e veja como termina. Que animal preferirias ser, um coelho ou um tigre, um leão..."

"Vim para somar ao movimento pelo qual luto e no qual deposito toda a minha crença em um futuro melhor. Um futuro com shows de Billy Joel tocando piano e cantando Back in The USSR"

"A fé em algo maior? Não blasfemai, ó jovem narigudo! Marcarei a sua testa como a um de nossos futuros presidentes!"

"dançarei o rock and roll completamente aperitivado em solenidades"

Nenhum comentário: