quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

zuarte

O microcomputador é o aparelho de telefone dos nossos dias mais que modernos. É indubitável o fato de que sai muito mais barato papear no MSN, por exemplo, do que ficar de conversa no já surrado aparelho Graambellico.

Na década de oitentas era um suplício ainda maior pagar a conta de telefone. Conversões de moeda à parte, houve época em que, numa casa com adolescentes que usavam o aparelho de telefone à guisa de brinco, chegava-se a pagar até dois mil cruzeiros por mês. Já imaginaste como poderia ser constrangedor duas pessoas dividindo essa conta? "Mil meu..."

Em países mais desenvolvidos você já tem direito a um combo: Tv a cabo, internet banda larguíssima, telefone (por que não?), a assinatura de um jornal ou revista à sua escolha, passe livre nos ônibus, e 24 territórios à sua escolha.

Mas é no brasil que se passa a nossa love story, e será escrita assim, em português castiço. Nossa trama começa numa discotheque. Jovens sacodem os seus corpos ao som dos maiores ~exitos da música dance, quando um rapaz aí presente pergunta pra uma guria:

" Qual é a sua graça?"

"Sindinense", responde a guria.

"Nome curioso... seria por algum acaso quem nasce na cidade de Sindinah?"

responde laconicamente a guria, divertindo-se com a ignorância do rapaz. " É que pouco antes de eu nascer os meus pais alugaram uma fita no videoclube chamada Sid & Nancy. Perguntei a eles sobre o que era o filme, mas eles disseram que já se esqueceram do enredo. E você?" Pergunta a moça, com um olhar oblíquo. "Qual a sua graça?"

"Ericlépito"

"Ah, essa foi a melhor do ano!" Gargalha com gosto a guria, enquanto joga a cabeça para trás, com a dentuça completamente exposta, algo entre a Beth Goulart e uma carranca do rio Amazonas. "Se o meu nome é curioso, o seu chega a ser escroto de tão exótico! E, me diga, ó, sabichão: de onde vem esse teu nome?"

"Uma vez eu perguntei ao meu pai. Se eu não me engano, foi uma singela homenagem a um cantorzinho americano do qual ele escutou uma vez uma fita no walkman."

Um comentário:

ELENA BARROS disse...

Eu já conheci Maria Verginita, Elioenai e Palmiravelino. Tá bom pra vc?