terça-feira, 20 de janeiro de 2009

quaresmas

Morava nessa época em uma vila, e nessa vila morava também uma velha senhora, a dona Coisinha. Ou pelo menos era assim que todos a chamavam.

Dona Coisinha era a típica carne de pescoço. Era uma pedra no sapato de todos nós. Fuxiqueira como ela só. E ela não fofocava apenas para matar a sua curiosidade em relação às coisas. O principal intuito dessa cobra era de prejudicar mesmo os outros. Mulher ruim, na verdade.

A principal vítima de dona Coisinha era a dona Pequeninha. Contemporânea sua, mas muito mais tranqüilinha e de boa paz. Morreu ainda sofrendo nas mãos dessa víbora, coitada.

Um belo dia, um amigo meu, o Chiquinho, foi me visitar. Só que eu não estava. Então, o que ele e a sua namorada, a Marieta, fizeram? Sentaram-se no banquinho que havia no pátio da vila e ficaram namorando de forma inocente. Essa cobra chegou da janela, e num ímpeto de escrotice, jogou um balde de água quase glacial em cima do pobre casal, e disse aos altos brados que aquilo era uma sem-vergonhice sem tamanho, que eles deveriam ter vergonha na cara ao invés de fazer uma coisa daquelas, e por aí vai.

Foi uma pena que eu tenha chegado em casa poucos minutos depois de terminar esse espetáculo lamentável. Pois, logo depois do veredictum de dona Coisinha, chiquinho olhou fixamente para ela com os seus grandes e radiantes olhos cor de ardósia, e disse, com a sua voz de tenor:

"Apesar de você, amanhã será um novo dia. Para gozarmos a vida sem a vida vir nos gozar. Você não gosta de mim, mas o seu vizinho gosta. E digo mais: o meu pai era paulista, e o meu avô soteropolitano, e meu tio avô cuiabano."

Dito e feito. Poucos anos depois a velha começou a ficar demente, e terminou seus dias sozinha, sem nem mesmo os seus parentes, que faziam o pssível para evitar a infeliz. Nem sei o que foi feito dela. E nem quero saber. Não lhe desejo o mal, apenas espero que fique bem longe de mim. Pois se passar pelo meu caminho, não me darei sequer ao trabalho de cumprimentá-la.

Um comentário:

ELENA BARROS disse...

Acho q o Chiquinho tb deve ter dito

"vc naum gosta de mim, mas sua filha gosta..."