segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

atarantellos do sul

Vocês com certeza devem se lembrar de um antigo reclame que passava em nossos televisores nos anos 80, muito aclamado pelos telexpectorantes em todo o Brasil. O produto em questão eram as lentes bifocais Varilux, modelo Vip 60, e quem atuava nesse filme publicitário era um dos maiores gênios (por que não?) da TV brasileira, Francisco Anísio de Paula. Mas eu não estou aqui hoje para falar sobre o grande brilho desse artista, e nem para exaltar a ótima qualidade desse modelo de lentes de contacto.

o que de fato me deixa com a pulga atrás da orelha em relação a isso tudo é o final da fala do senhor Francisco nesse anúncio televisivo. Ao longo da propaganda ele fala maravilhas sobre a lente, só falta dizer que elas tem o poder de raio X. E no final Chico Anísio, muito sensato e mostrando o seu grande senso de responsabilidade para com o seu público cativo, recomenda a que antes de sair comprando a tal lente como se fosse meia dúzia de peras william ou de manga palmer eles consultem o oftalmlogista. Até aí tudo bem. Mas a sentença que ele profere depois é que dá margem a várias argumentações, e disso eu sei que você gosta. Pra que tudo fique mais claro e elucidativo, vou transcrever aqui o que ele fala no final do anúncio:

"...fale com o seu oftalmologista. Ele sabe o que é bom."

Quando ele fala na propaganda, ele dá ênfase à palavra ELE. ou seja, eleva o especialista nesse campo da medicina à categoria de grande detentor da verdade absoluta e universal. Ou seja, se você não teve a grande sorte de nascer oftalmologista... é mais um da ralé, da escória humana. Não importa se você é um vendedor de balas de alfenim, dono de confecção infantil, presidente da maior potência do mundo ou mesmo treinador de badminton.

E outra coisa não menos importante: "sabe o que é bom"? Imagine essa situação. você vai na discoteca, começa a conversar com uma pessoa do sexo oposto que você acha muito atraente e interessante, mas fica na dúvida se no momento atual da sua vida você deve se envolver com alguém. O que você faz? pede licença a essa persona dizendo que vai ao banheiro rapidinho e na verdade vai ligar pro seu oftalmologista pra que ele te diga o que é bom numa situação dessas? O que ele vai te dizer? Pra ficar de olhos bem abertos? Pra se envolver, e se a pessoa fizer ou falar alguma besteira você fazer vista grossa? Pra se vocês realmente se envolverem muito quando for comprar as coisas pro seu futuro lar você não comprar nada a prestação, só à vista?

E mais: e se você não tiver oftalmologista? Vai ter que às pressas procurar um que você possa chamar de seu? E se você tá na discoteca nessa situação e não tem celular ou deixou em casa, e o local não tem nenhum orelhão por perto e nem um amigo à vista (opa, essa é uma das palavras chave de hoje, sendo que outras não são de bom tom falar aqui agora) para pedir o celular emprestado por dois minutinhos e meio, no máximo? Você fica como? No mato sem cachorro? Como você fará para ver uma luz no fim do túnel? Aceito sugestões para resolver essa problemática pré-socrática.

Nenhum comentário: