sábado, 24 de janeiro de 2009

varíola desvairada

Engenho de Dentro é subúrbio. Méier é subúrbio. Tijuca é subúrbio. Lapa é subúrbio. Catete é subúrbio. Flamengo é subúrbio. Para ele o Rio de Janeiro é uma fina listra que se estende de Botafogo até a Gávea. Qualquer lugar fora desse eixo é extremamente inacessível. Com a palavra, o próprio:

"Você me pergunta: e você nunca saiu desse espaço geográfico? E eu te digo: nunca. Só nas vezes que eu fui à Europa. Mas aí já são outras estórias. Se quiseres depois mostro-te os slides. Mas, voltando ao assunto. Verdade é que eu nunca botei os pés em nenhum bairro do meu querido Rio de Janeiro, a não ser os anteriormente citados, aquela pequena faixa bla bla bla. Quando a malandragem bate forte no meu sangue eu vou à Cobal, seja a do Humaitá, seja a de Ipanema. Tudo o que eu preciso eu encontro nas lojas da Visconde de Pirajá. Morram de inveja. Quando eu era pequeno o meu pai sempre falava: nem se atreva a tentar imaginar o que há do outro lado dos túneis. É tudo muito perigoso! E assim eu vou vivendo até hoje, com os meus sessenta e tantos anos. Sou plenamente satisfeito, um homem realizado. Com vasta experiência de vida. Não tenho do que reclamar."

Um comentário:

ELENA BARROS disse...

Fim de vida do Soldado Buarque?