segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

magnésio 68

agora, meninos e meninos, sentem-se e prestem muita atenção, pois contarei para vocês a história do vietnã.
foi bem assim:

o Vietnã foi descoberto em 1963 pelos americanos. esses já chegaram mandando balas e granadas pra cima dos nativos. a invasão começou pelo sul do país, onde a população tinha fama de ser mais dócil e volúvel. tudo isso o exército americano já sabia graças a informantes vindos de outros povos de olhos puxados.
como todo bom colonizador, os gringos impuseram a todo custo as suas crenças, seus hábitos, e, principalmente, a sua língua enrolada. os vietnamitas foram forçados a botar whiskey na feijoada e a tirar o seu samba das paradas. everybody! do you like?
não demorou muito tempo para que houvesse uma forte reação negativa a essa colonização. Afinal, não estávamos mais nos séculos XV e XVI, época das grandes colonizações, das conquistas ultramarinas. tomar uma atitude dessas em pleno século XX era um perigo. Mesmo dentro dos próprios estados unidos da vila isabel essa reação era fortíssima.
a garotada mutcho loca e prafrentex deixou o cabelo crescer, trocou o 752 da vulcabrás por sandálias samoa e / ou rider. a moda agora era ser contra o vietnã. vamos acabar logo com isso, bicho. deixa esse tal de vietnã pra lá. pra que ficar transando essa violência toda? e assim estava armado o circo.
circo é pouco. uma molecada vanessa da mata demais, muito... bom, chega de cita rnomes, pois senão vai ser mais briga ainda que eu vou comprar. pra bom entendendor, meia palavra basta. quem tiver que entender, entendeu. quem não precisar entender, é só continuar lendo e acompanhando a estorinha. que nem naquele filme, o veredicto.
tamanha foi a pressão que em 1975 acabou o vietnã. foi mais ou menos uma década depois disso que acabou o japão também.

Nenhum comentário: