terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Raimundinho da Lua

Se você é um entusiasta ardoroso dos quadrinhos (ou HQ, para quem tem preguiça de falar e/ou escrever), não perca as incríveis aventuras de João Monetário. Ele é um banqueiro muito louco que está sempre envolvido nas maiores enrascadas, e aprontando confusões tamanho família. Não perca as suas mirabolantes tiras, que são publicadas diariamente na Gazeta Mercantil e no Jornal do Commercio.

Tem um antigo ditado (ou um velho deitado, segundo alguns) que diz mais ou menos assim: "Quem dá aos pobres empresta a Deus". Como se Deus se importasse com dinheiro ou quaisquer outros bens materiais...mas, vá lá. Pois eu agora, neste exato momento, crio um novo deitado: "Quem dá aos ricos é babaca e só pode estar querendo aparecer". É o outro lado da moeda. Daí então você pergunta: e onde está o ar bonachão e reconfortante do velho deitado? E eu te respondo com uma outra pergunta: Para quê? Já paraste para pensar que os nossos tempos são bem diferentes daqueles em que foram criados velhos deitados como o anteriormente citado?

Quando alguém abre a boca para falar em empréstimo pensamos logo em uma agiotagem braba que cobra juros pra lá de abusivos, e que se você não pagar no prazo previamente estipulado corre o risco de ter a sua casa metralhada, toda a sua família tomada pela insegurança e pelo terror... e por aí vai. Ou então pensamos em pessoas mortas alardeando as qualidades de instituições duvidosas como Losango, Banco Cacique, Banco Um, Pousada, e etcetera e tal. Quem roubou o meu berimbau? Só pode ter sido o Caximbau!

Nenhum comentário: